O que é o bullying e como preveni-lo?

O bullying, normalmente, ocorre no ambiente escolar e é caracterizado por uma série de xingamentos e apelidos pejorativos direcionados a uma única pessoa. Além disso, pode haver assédio e exclusão dos círculos sociais, dentre outros tipos de agressão.

No Brasil, a lei 13.185 de 2015 institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, ou seja, o bullying. A lei considera o bullying “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.” Além disso, a lei específica cada ação que pode ser considerada bullying.

No entanto, apesar de haver uma legislação sobre o assunto, ela não acarreta penas como prisão ou detenção. Ao contrário, a lei em si incentiva que as autoridades não punam os agressores, mas implementem mecanismos e instrumentos que privilegiam a responsabilização e mudança do comportamento hostil.

Em outras palavras, a prática do bullying não constitui crime, mas deve ensejar medidas educativas para que o agressor entenda seu comportamento e mude-o.

Como saber que meu filho está sofrendo bullying?

Apesar do Brasil já possuir legislação específica sobre o assunto, muitos pais possuem dificuldade em saber quando os filhos estão sofrendo bullying, ou mesmo não conseguem diferenciar as simples brincadeiras dessa prática.

Por isso, preparamos alguns sinais que você pode prestar atenção para saber se seu filho está sofrendo bullying. No entanto, lembramos que também é importante contar com o apoio da escola, para perceber alguns desses sinais.

Veja abaixo os sinais de que uma criança está sofrendo bullying:

  • Seu filho prefere ficar sozinho no recreio, ou perto de adultos;
  • Retração dentro da sala de aula (prefere não participar da aula, não conversa com ninguém, etc);
  • Falta às aulas ou pede para faltar às aulas, incluindo apresentando desculpas que envolvam doenças físicas;
  • Está constantemente triste, aflita ou deprimida;
  • Sempre é a última a ser escolhida nos jogos escolares ou, até mesmo, é completamente excluída;
  • Desinteresse pelas atividades e projetos escolares;
  • Chega em casa com hematomas, arranhões, cortes, roupas rasgadas ou danificadas;
  • Queixas de dores de cabeça, enjôo, dor de estômago, tontura, vômito, perda de apetite, insônia;
  • Muda frequentemente e intensamente de humor;
  • Não têm amigos ou têm poucos amigos;
  • Dificilmente recebe convites para festas ou passeios com os colegas de escola.

Diego Maradona morre aos 60 anos

O ex-jogador argentino Diego Maradona morreu nesta manhã, aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ele estava em sua casa, em Tigre, cidade vizinha de Buenos Aires.

Maradona foi operado no início do mês de um hematoma subdural e depois, por decisão familiar e médica, permaneceu hospitalizado devido a uma “baixa anímica, anemia e desidratação” e um quadro de abstinência devido ao vício em álcool, segundo os primeiros informes médicos.

Polícia Federal desarticula grupo criminoso suspeito de fraudes à licitação e corrupção no Tocantins

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1º Região e estão sendo cumpridos em Palmas (TO), Lagoa do Tocantins (TO), Santa Maria do Tocantins (TO), Augustinópolis (TO), São Miguel do Tocantins (TO) e Imperatriz (MA).

As investigações apuram a atuação de um grupo criminoso responsável por realizar fraudes licitatórias e desvio de recursos públicos em contratos envolvendo recursos do Fundo Municipal de Saúde e do Fundo Municipal de Educação repassados à municípios do Estado do Tocantins.

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25/11) a Operação “Exprobo”, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por realizar fraudes em procedimentos licitatórios, atos de corrupção e desvio de recursos públicos no Estado do Tocantins.

Aproximadamente 50 policiais federais cumprem 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1º Região, nos municípios de Palmas/TO, Lagoa do Tocantins/TO, Santa Maria do Tocantins/TO, Augustinópolis/TO, São Miguel do Tocantins/TO e Imperatriz no Maranhão.

As investigações apuram a atuação de um grupo criminoso responsável por realizar fraudes licitatórias e desvio de recursos públicos em contratos envolvendo recursos do Fundo Municipal de Saúde e do Fundo Municipal de Educação repassados à municípios do Estado do Tocantins, nos anos de 2017 a 2019.  Identificou-se, ainda, a possível participação de agentes públicos dos municípios nos fatos em apuração, que teriam favorecido as empresas investigadas nas licitações, em troca de valores depositados em contas destes.

Com as ações de hoje, a Polícia Federal busca robustecer o conjunto probatório existente, com a obtenção de novas provas, fazer cessar a continuidade das ações criminosas, delimitar a conduta dos investigados, bem como identificar e recuperar ativos frutos dos desvios realizados. 

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa. 

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia atual, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio pelo COVID19, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na operação, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares.

Comunicação Social da Polícia Federal no Tocantins

Contato: (63) 3236-5440
E-mail: cs.srto@dpf.gov.br

*** A palavra “exprobo” é derivada do latim “exprobare” que significa repreender, não concordar, fazendo referência aos atos ilícitos praticados pelos investigados. 

Operação Descontrole: Polícia Civil do Maranhão busca desarticular laboratórios de hacker

Eletricistas que manipulam medidores de energia da Equatorial também foram alvo da ação

Na semana passada aconteceu a “Operação Descontrole”, que visa combater laboratórios de hackers e eletricistas que atuam na região sul do Maranhão e atendem grandes fazendas de irrigação, manipulando o software de medidores de energia e realizando desvios de energia, a fim de diminuir os valores de consumo aferidos pelos aparelhos.

A operação foi deflagrada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), da Polícia Civil, com o apoio operacional da distribuidora de energia elétrica, Equatorial Maranhão. E ocorreu em duas etapas: a primeira na região de Balsas com foco em transformadores ligados clandestinamente e a segunda em Imperatriz, Governador Edson Lobão e Açailândia com a finalidade de detectar medidores fraudados.

Segundo a polícia, quatro pessoas foram presas em flagrante e oito transformadores de alta potência apreendidos. “Nós já tínhamos um levantamento anterior com alvos já definidos. Nesses locais encontramos a fraude do tipo controle, daí o nome da operação, como também a apreensão de grandes subestações. Esses grandes consumidores, para ter acesso a energia, utilizam de subestações que são abastecidas e controladas por grandes transformadores, de 150 a 300 Kva. É aí que encontramos estações de ligações clandestinas e intervenção na rede pública de alta tensão de forma irregular”, expõe o Del. Paulo Roberto, do Departamento de Defesa de Serviços Delegados – DDSD SEIC.

O delegado informa ainda que a operação terá outras etapas: “As investigações da Operação Descontrole continuam combatendo essa prática criminosa, que tem causado grande prejuízo aos cofres públicos e a grandes empresas do estado”, finaliza.

Arriscado e criminoso

Furto de energia é uma ação criminosa e passível de punição legal, prevista no Artigo 155, do Código Penal Brasileiro (inclusive com pena que pode alcançar até 4 anos de prisão e multa). Furtar energia é arriscado, pois pode provocar choque elétrico, que costuma ser fatal! Além de provocar também sobrecarrega nos transformadores, o que pode deixar uma grande área sem energia elétrica e ainda causar incêndios.

Além disso tudo, os impostos deixam de ser arrecadados. Conforme dados da Equatorial Energia, do total, o prejuízo é de cerca de R$ 340 milhões por ano, o que impacta no orçamento para promoção de ações de manutenção, operação, expansão e modernização do sistema elétrico, além da arrecadação de impostos (ICMS e PIS/Cofins) que não foram pagos e poderiam ser revertidos em benefícios a população nas áreas da saúde, educação, esportes e cultura. Os cidadãos de bem acabam pagando essa conta também.

CAROLINA – MPMA recomenda afastamento de secretário de Agricultura por interferência política

SEGUE o FLUXXXXOOO! Gestor também é acusado de prática de abate clandestino de animais e descumprimento de normas sanitárias

O Ministério Público do Maranhão expediu Recomendação orientando o afastamento do secretário de Agricultura e Abastecimento de Carolina, Elizandro Lima. O documento ministerial foi assinado na última sexta-feira, 20, pelo titular da Promotoria de Justiça de Carolina, Marco Túlio Rodrigues Lopes.

O pedido de afastamento tem por base denúncia feita ao Ministério Público, relatando que o secretário exerce interferência política, prática de abate clandestino de animais e descumprimento de normas sanitárias.

De acordo com os relatos, o fornecedor Eduardo Feitosa, pessoa ligada ao secretário Elizandro Lima, chegou ao abatedouro no dia 13 de julho, fora do horário de inspeção e sem obedecer as normas sanitárias vigentes. Apesar da resistência do funcionário responsável pelo abate, que insistiu pelo cumprimento da legislação como forma de assegurar as normas sanitárias, Feitosa se utilizou da influência de Elizandro Lima para burlar as regras, negligenciando a inspeção dos animais.

A denúncia também relata que secretário se utilizou da autoridade como secretário para ordenar que o responsável técnico pelo abatedouro desobedecesse leis e normas sanitárias vigentes para abater os animais do fornecedor, sob pena de abertura de procedimento administrativo-disciplinar contra o funcionário do matadouro. O caso foi registrado em Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

“Tais fatos denotam sérios indícios de interferência política na atividade estritamente técnica e de profissional da medicina veterinária. Denotam também possível prática de ilícitos relevantes, envolvendo abates clandestinos de animais – o que, além de configurar improbidade administrativa, coloca a saúde pública em grande risco”, ressalta o promotor de justiça Marco Túlio.

Recomendação

Na Recomendação, o MPMA orienta que o Município de Carolina, além de afastar Elizandro Lima do cargo de secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, nomeie outro cidadão para o cargo que preencha requisitos de habilitação técnica específica.

O Município deve ainda informar à Promotoria de Carolina relatório completo, inclusive com fotos, contendo a comprovação de que a atividade do abatedouro observa as normativas sanitárias inerentes à atividade, no prazo de dez dias.

O MPMA pede também que o Município envie o conjunto de providências tomadas no sentido de inibir e evitar a reincidência de atos iguais ou similares aos que aconteceram, além da instauração de processo administrativo-disciplinar para apurar a conduta do secretário Elizandro Lima.

Redação: CCOM-MPMA

Carolina: Feminicídio em Helenópolis

Por: Pita Júnior.

Raimundinha Barbosa Silva era carolinense e residia há algum tempo no povoado Helenópolis, a cerca de 70 km, às margens do rio Manoel Alves Grande.

Ela mantinha um relacionamento com um homem conhecido como Rogério, natural de Goiatins-TO, cujo enlace não vinha dando certo o que gerou a separação do casal. Ao longo desse período, Raimundinha tentava se reerguer e tinha uma vida intensa nas redes sociais com muitos amigos, uma forma de se comunicar por morar tão longe de um centro maior.

Durante algum tempo ela teria se queixado a algumas pessoas sobre as ameaças sofridas pelo ex namorado que tentava uma reaproximação e não se conformava com o fim do relacionamento.
Nesse final de semana, porém, as ameaças porém, foram cumpridas e a vida de Raimundinha ceifada.
A morte da mulher provocou uma onda de revolta nas redes sociais que pedem Justiça. Não conseguimos identificar pelo nome completo o nome do agressor, mas a Polícia Civil já está investigando o caso. Divulgamos a foto do assassino e qualquer informação do paradeiro dele será mantida em sigilo pela Polícia Civil.

Carolina: A Matemática da eleição 2020 não é exata

Dos votos válidos para vereadores em Carolina/MA apresentados pelo App do TSE _RESULTADOS.

14.732 VOTOS COMPUTADOS. 471 VOTOS NULOS // 159 VOTOS BRANCOS .

Resultando 14. 102 votos válidos.

E surpreendentemente a soma dos votos válidos aos vereadores resultou 13.290 votos. Não achei explicação para a ausência de 919 votos se comparar aos 14. 209 votos válidos para os candidatos a prefeito…

E a ausência de 812 votos se comparar aos números apresentados como válidos para vereadores na página do App Resultados do TSE.

A diferença dos votos entre vereadores e prefeito chama a atenção pelo fato de ñ constarem nos BRANCOS E NULOS… NÃO podem está soltos. O de foram parar tantos votos?

ALGUÉM PODE FECHAR ESSA CONTA?

Somem os votos de todos os vereadores.

Fonte: https://resultados.tse.jus.br/oficial/#/divulga-desktop/votacao-nominal;e=426;cargo=13;uf=ma;mu=07536

Carolina: MPMA denuncia Vice Prefeito José Ésio por Homicídio Quadriplamente Qualificado

MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO PEDE AFASTAMENTO CAUTELAR e/ou ORDEM DE IMPEDIMENTO DE ADMISSÃO FUTURA DOS DENUNCIADOS. O PROCESSO 1778-73.2018.8.100081

O Ministério Público do Maranhão, via seu representante legal, exercendo sua titularidade da ação penal pública, ofereceu denuncia contra JOSÉ ÉSIO OLIVEIRA DA SILVA, FÁBIO MARINHO DA SILVA E NÉLIO PEREIRA DE CASTRO por Homicídio Quadriplamente Qualificado, SENDO OS RESPONSÁVEIS PELA MORTE (Mataram) DA CRIANÇA, LOURIVAL PEREIRA DA SILVA FILHO.

OS FATOS: No dia 22 de maio de 2018, por volta de 11h45min, numa estrada do povoado Santa Rita dos Bezerras, zona rural de Carolina. No dia 22 de maio de 2018, por volta de 11h45min, numa estrada do povoado Santa Rita dos Bezerras, zona rural de Carolina, de acordo com inquérito policial instaurado mediante portaria, dando conta do ocorrido envolvendo um carro de transporte escolar que ocasionou a morte do menor LOURIVAL, 8 anos.

A criança faleceu em decorrência da queda da caminhonete (PAU DE ARARA) que realizava o transporte escolar totalmente irregular.

O corpo foi encaminhado ao IML de Imperatriz/MA e constatou-se que com a queda o pneu passou por cima do infante.

De acordo com o MPMA o fato ocorreu pela conduta intencional anterior e absoluto descaso e irresponsabilidade de JOSÉ ÉSIO (Secretário de Educação de Carolina), FÁBIO MARINHO(Assessor Técnico responsável) e NÉLIO PEREIRA (Motorista do veículo)

O Ministério Público atribui a denuncia a:

JOSÉ ÉSIO OLIVEIRA DA SILVA – Como incurso nas penas do art. 121, I,II,III E IV Com a majorante do 4 do mesmo dispoditivo. (Art 121. Matar alguem: Pena – reclusão, de seis a vinte anos. § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o do- mínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, ou juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.) ART. 299 (Falsidade Ideológica) Art 320 (Condescendência Criminosa) ART 347(fraude Processual) e art. 319 (Prevaricação)

FABIO MARINHO DA SILVA: Como incurso nas penas do art. 121, I,II,III E IV Com a majorante do 4 do mesmo dispositivo. (Art 121. Matar alguém: Pena – reclusão, de seis a vinte anos. § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o do- mínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, ou juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.). ART 347(fraude Processual) e art. 319 (Prevaricação)

NÉLIO PEREIRA DE CASTRO: Como incurso nas penas do art. 121, I,II,III E IV Com a majorante do 4 do mesmo dispositivo. (Art 121. Matar alguem: Pena – reclusão, de seis a vinte anos. § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o do- mínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, ou juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.).

De acordo com a denuncia, os denunciados foram alertados pela Promotoria de Justiça por um sem números de vezes, porém preferiram não agir diante das dezenas de notificações e oficios encaminhados pela Promotoria.

A Promotoria e o NATAR PGJ/MPMA, realizou uma ampla fiscalização no transporte escolar, in locu, nas rotas e veículos do transporte escolar de Carolina, antes do fato ocorrido com a criança, noticiou e publicizou uma enorme quantidade de irregularidades, principalmente no que se refere a segurança. O senhor José Ésio conhedor dos fatos e da gravidade dos fatos por meIo do parecer técnico do NATAR. Oficio Nº023/201 99 – NATAR/POLOCAP.

Acidentes já ocorreram e o Ministério Público já havia pedido providencias e afirma que a conduta do Vice Prefeito e Secretário de educação, José Ésio é pior do que nada fazer, é sim propositadamente irresponsável posto que, contrariando toda evidência, assinou documentos declarando que não havia irregularidades alguma nos serviços de transporte escolar e , escorando nesta notória falácia, manteve contratos com as empresas que diretamente provocam ilicitudes e morte.

DOWNLOAD DA DENUNCIA >

JOSÉ ÉSIO E ERIVELTON T. NEVES

Eleições 2020: Arrastão leva multidão às ruas

A Coligação Carolina Merece Mais (45) no fim de tarde/noite de ontem(12) leva uma multidão às ruas.

Jayme Fonseca e Ernesto Nascimento – 45 conseguiram unir a população em torno de um projeto de Mudança em Carolina/MA e juntamente com os candidatos da Coligação CAROLINA MERECE MAIS levam uma multidão às ruas da cidade.