MANOEL AURELIANO NETO TOMA POSSE DA CADEIRA Nº 9 NA ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS

1502208537-205720265.jpg

O juiz e escritor Manoel Aureliano Neto tomou posse na cadeira 9 da Academia Maranhense de Letras, no dia 09 de agosto, a cadeira tem Gonçalves Dias como patrono.

A cadeira 9 tem como patrono Gonçalves Dias e foi fundada por Inácio Xavier de Carvalho. Seu último ocupante foi o professor José Maria Ramos Martins. Eleito em março deste ano com 26 dos 29 votos, Aureliano Neto adianta que seu discurso fugirá do tradicional. “Vou enfatizar de forma mais veemente o patrono da cadeira e também seu último ocupante que por sinal, foi meu professor. Também falarei de Catulo da Paixão Cearense e de Mário Meireles que também pertenceram à cadeira 9 da Academia Maranhense de Letras”, destaca.

A fala do novo imortal será entremeada por declamações de poemas de Gonçalves Dias. O ator Domingos Tourinho recitará o poema “Canto do índio” e um trecho de “Mais uma vez adeus”, ambos de Gonçalves Dias. “Falarei de alguns aspectos da obra deste grande poeta maranhense e brasileiro que introduziu o nacionalismo no nosso país e para que tenha uma dinâmica interessante para todos, selecionei poemas para serem declamados na hora”, detalha Aureliano Neto.

A cerimônia de posse também terá a presença do Coral do Ceuma que interpretará uma obra-prima do cancioneiro de Catulo da Paixão Cearense, cuja trajetória também será relembrada pelo imortal. “Eles cantarão ‘Luar do Sertão’, uma das mais belas composições deste maranhense que integrou a Academia Maranhense de Letras”, ressalta o juiz.

Perfil

O juiz de Direito Manoel Aureliano Neto concorreu três vezes a uma vaga na Academia Maranhense de Letras. Disputou as cadeiras 21, antes ocupada pelo Monsenhor Hélio Maranhão e para a qual foi eleito o escritor, pesquisador e colecionador de obras de arte Eliézer Moreira Filho; e 12, que foi ocupada pelo escritor Evandro Sarney e para a qual foi eleita a escritora Ana Luiza Almeida Ferro. O magistrado já pertence aos quadros das Academias Imperatrizense de Letras e Maranhense de Letras Jurídicas.

Manoel Aureliano Neto é bacharel em Direito, especialista em Direito Processual Civil e Direito Constitucional. Foi professor das Universidades Federal (UFMA) e Estadual do Maranhão (Uema) e da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão, magistrado do Tribunal de Justiça do Maranhão.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s